COMO TUDO COMEÇOU!
Em Engenheiro Leal, um bairro pouco conhecido dos cariocas, localizado entre Cascadura, Madureira, Cavalcanti e um pequeno morro, um bloco de sujos que se chamava “Unidos do Arrastão”, organizado em 1947, com as cores azul e branca. Apesar de seus poucos instrumentos, por onde passava empolgava e arrastava um grande número de pessoas, que deixavam suas casas atraídas pela música, passando a acompanhar os componentes da pequena bateria pelas ruas do bairro. Por esse motivo Ladi, um dos fundadores, sugeriu que o nome do bloco deveria ser Arrastão e de imediato todos concordaram. O jornal “O Globo” homenageou o mestre da bateria, o saudoso Amaury dos Santos, conhecido pelo apelido Fugão, com o “apito de ouro”, prêmio entregue por Sérgio Bittencourt, pela maneira com que conseguia transmitir a seus comandados o que desejava.
Posteriormente sendo o Unidos do Arrastão extinto, foi sugerido por Ismael Penalva (1º Presidente da Escola) a criação de uma Escola de Samba, aproveitando uma vaga no terceiro grupo. Assim, foi fundada oficialmente, em 27 de abril de 1973, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Arrastão de Cascadura, inicialmente com as cores vermelha e preta. Mais tarde, por votação, as cores foram mudadas para verde e branca.
Em 1974, dois meses antes do carnaval, a Administração Regional de Madureira cedeu um terreno baldio na Praça Artur Azevedo, em Engenheiro Leal. Em uma semana o terreno baldio se transformou em uma quadra de ensaios, fruto do esforço de inúmeras pessoas que de seus trabalhos iam direto para a quadra ajudar.
Em 29 de dezembro de 1973 realizou-se o primeiro ensaio do Arrastão de Cascadura (em sua quadra), apesar da descrença de muitos.
Em 1974 estaria a Escola desfilando no até então Grupo 3, ficando na 8ª posição. No ano seguinte, a Escola permanece no mesmo grupo, ficando no 11º lugar.
Em 1976 começa uma grande fase para Arrastão de Cascadura, com o enredo “Boitatá, um fantástico ser das riquezas”, a escola conquista o 1º lugar e sobe para o Grupo 2.
Em 1977 mais uma conquista para o Arrastão, que consegue vencer o Grupo 2 com o enredo: “Um talismã pra Iaiá” e carimba a sua participação no Grupo de Elite do Carnaval em 1978.
Chegado o ano de 1978, havia muita expectativa para o desfile da escola, pois seria a estréia da mesma no Grupo de Elite do Carnaval do Rio, tanto que foram mais de 1200 componentes que desfilaram pelo Arrastão nesse ano, porém a escola não conseguiu se manter e foi rebaixada para o Grupo 2 com um 9º lugar.
De 1979 até 1985, o Arrastão permaneceu no 2º Grupo com bons desfiles, porém o de 1985 rebaixou a escola pro Grupo 2A (Grupo 3 a partir de 87), na qual ficou até 1988, onde a escola consegue mais um título com o enredo: “Festa para Orfeu Negro” e volta ao 2º Grupo.
Em 1989, um ano de bons e maus momentos, com o enredo: “Zezé, um canto de amor e raça”, a escola ganha o prêmio Estandarte de Ouro de Melhor Samba-Enredo. Bom momento não se repetiu na apuração, a escola é rebaixada para o Grupo 3, empatando com a Império da Tijuca, mas perdendo no desempate.
No Grupo B nos anos de 1990 e 1991, o Arrastão fez bons desfiles, mas em 1992, o Arrastão vence o Grupo B e garante sua volta ao Grupo A, com o enredo: “Carnaval ontem, hoje e amanhã”.
Em 1993 voltando ao Grupo A, o Arrastão com muita garra desfila bravamente na Sapucaí, mas a escola não teve um bom resultado, ficando no 15º e penúltimo lugar, porém não foi rebaixada. Tal fato se repete em 1994, onde o Arrastão fica em último lugar e também não é rebaixado.
Depois de 2 anos ruins no Grupo A, o Arrastão consegue um grande reforço para seu carnaval: Max Lopes, até então na Vila Isabel, aceita o convite e desenvolve o carnaval de 1995, com o enredo: “Frevança”, o Arrastão consegue um 3º lugar, ficando a 1 ponto de voltar ao Grupo Especial. Para muitos que viram esse desfile, o Arrastão seria uma das 2 escolas que estariam no Grupo Especial em 1996.
Depois de quase ter subido no ano anterior, em 1996 o Arrastão troca Max Lopes pela dupla Jerônimo Magalhães e Orlando Júnior. Com o enredo: “As Icamiabas”, o Arrastão faz um bom desfile, porém o 7º lugar rebaixou a escola pro Grupo B.
A partir de 1997, no Grupo B, o Arrastão entraria numa grande crise. Permaneceu no Grupo B até 2000, quando foi rebaixada, em 2001 repete o insucesso e é rebaixada no Grupo C. Em 2002 quase repetiu o feito ficando em 10º lugar no Grupo D.
No ano de 2003, na administração da presidente Gisele, o Arrastão traz pra desenvolver o carnaval Sandro Gomes, que faz um grande trabalho na escola. Com o enredo: “Tem jangada no mar, hoje tem Arrastão”, a escola fica em 2º lugar e sobe pro Grupo C.
Em 2004 e 2005, o Arrastão se manteve no Grupo com um duplo 7º lugar, em 2006, um desfile bem abaixo da média quase rebaixou a escola pro Grupo D, ficando em 13º e penúltimo lugar, o Arrastão só não desceu porque a última colocada era rebaixada.
O ano de 2007 marca um bom desfile do Arrastão, falando sobre a Urca, a escola veio muito bonita e com um 3º lugar, a escola ficou perto de subir pro Grupo B. As pessoas que viram o desfile consideram o Arrastão campeão moral do Grupo C em 2007.
Em 2008, com o enredo: “Paço de São Cristóvão: do Palácio Real ao Museu Nacional, 200 anos de história”, o Arrastão repete a boa fase que volta a escola. A união de todas as pessoas da escola e da comunidade contribuiu muito pro sucesso do carnaval. Sob um forte temporal, a garra e a dedicação de todos os componentes foram imprescindíveis para o Arrastão conseguir o 2º lugar do Grupo C e, depois de 8 anos voltar a Sapucaí.
Em 2009, com o enredo: "E foram felizes para...sempre. A química perfeita das duplas", o Arrastão volta a pecar, com 90% das roupas incompletas, a Escola amarga um 12º lugar, fazendo com que vários componentes, inclusive, da Comunidade, se afastando da Agremiação, não mais desfilando por ela.
Em 2010, com o Enredo O Rei de Irê, o Arrastão volta a decepcionar sua Comunidades, é amarga um 7º lugar.
Em 2011, com o enredo "QUAL É O SEU SONHO", o Arrastão sob nova Administração, começa uma tarefa árdua, de reestruturar a Escola, e transmitir aos componente segurança e credibilidade do trabalho desenvolvido por Péricles e Magrinho, atuais Administradores do GRESAC. Diante das dificuldades encontradas, somente foi possível começar os trabalhos de BARRACÃO em janeiro/2001. Após um excelente desfile, foi divulgada pela mídia ser o Arrastão uma das favoritas ao título, tendo inclusive, sido premiada como MELHOR ESCOLA DO DESFILE - GRUPO C - TROFÉU SAMBANET. Na apuração dos votos, o Arrastão obteve 299 pontos ficando em 3º lugar, a (um décio) da Escola Campeã, que obteve 299.1.
Para o próximo desfile em 2012 - Com a Escola totalmente reestruturada, a Administração apresentará um carnaval superior ao deste ano. Já na próxima semana (21 a 25/março/2011), a Direção do GRESAC estará estudando as 05 (cinco) propostas de enredos, que serão apresentadas aos Administradores (Péricles e Magrinho), no sentido de decidirem qual o melhor para a Escola.
ARRASTÃO DE CASCADURA
Fundação: 27 de abril de 1973 ( 37 anos )
Escola - Madrinha: Império Serrano
Cores: Verde e Branco
Símbolo: Uma rede e instrumentos musicais
Bairro: Cascadura
Administradores: PÉRICLES e MAGRINHO
Carnavalesco: André Cabuquini
Intérprete Oficial: Marquinhos Silva
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Diretor de Harmonia: Wagner Xavier
1º Casal de Mestre - Sala e Porta - Bandeira: Marcelo Pessoa e Bárbara Marcelle
2º Casal de Mestre - Sala e Porta - Bandeira: Victor Hugo e Karina Lirio
Coreógrafo: Walney e Alan Filho
DESFILE 2011
Enredo: Qual é o seu sonho?